sexta-feira, 11 de maio de 2012

Libras na educação infantil

Boa tarde queridos!

Mais uma vez, venho compartilhar com vocês uma ação admirável e que, sinseramente, eu tenho a vontade de que, no futuro breve, tais atitudes de inclusão sejam comuns em nosso meio, como uma parte da nossa vida, que completa os dias com alegria e satisfação em ter a certeza de que nós não estamos ignorando vidas.
Segue um video que mostra algumas atividades desenvolvidas em uma escola infantil que busca socializar crianças surdas e ouvintes, criando um ambiente em que a discriminação não predomina. A esta atitude eu digo: Parabéns e que Deus abençoe aqueles que buscam fazer o que precisa ser feito!
Pessoalmente eu não conheço o projeto, mas espero poder conhecer muitos ainda.....
Como eu já citei no post  Libras,Por que não?, desde 2002 há a Lei nº 10.436 que dispoe sobre a Libras e em 2005 entrou em vigor o decreto 5.626, que regulariza como a lei acima deve ser implementada. Relacionado ao video acima, temos os arts.14 e 22 deste decreto. Leia alguns trecho de ambos arts. que dão credibilidade a atitudes de inclusão como as do video posterior:
Art.14. 
        § 1o  Para garantir o atendimento educacional especializado e o acesso previsto no caput, as instituições federais de ensino devem:
        I -  promover cursos de formação de professores para:
        a) o ensino e uso da Libras;
        b) a tradução e interpretação de Libras - Língua Portuguesa; e
        c) o ensino da Língua Portuguesa, como segunda língua para pessoas surdas;
        II - ofertar, obrigatoriamente, desde a educação infantil, o ensino da Libras e também da Língua Portuguesa, como segunda língua para alunos surdos;
        III - prover as escolas com:
        a) professor de Libras ou instrutor de Libras;
        b) tradutor e intérprete de Libras - Língua Portuguesa;
        c) professor para o ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para pessoas surdas; e
        d) professor regente de classe com conhecimento acerca da singularidade lingüística manifestada pelos alunos surdos;
        IV - garantir o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos surdos, desde a educação infantil, nas salas de aula e, também, em salas de recursos, em turno contrário ao da escolarização;
        V - apoiar, na comunidade escolar, o uso e a difusão de Libras entre professores, alunos, funcionários, direção da escola e familiares, inclusive por meio da oferta de cursos.
   Art. 22.  As  instituições federais de ensino responsáveis pela educação básica devem garantir a inclusão de alunos surdos ou com deficiência auditiva, por meio da organização de:
        I - escolas e classes de educação bilíngüe, abertas a alunos surdos e ouvintes, com professores bilíngües, na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental;
        II - escolas bilíngües ou escolas comuns da rede regular de ensino, abertas a alunos surdos e ouvintes, para os anos finais do ensino fundamental, ensino médio ou educação profissional, com docentes das diferentes áreas do conhecimento, cientes da singularidade lingüística dos alunos surdos, bem como com a presença de tradutores e intérpretes de Libras - Língua Portuguesa.

A própria lei nos fornece como deve ser a inserção da Libras e parâmetros da educação dos surdos e ouvintes.Agora vejam como acontece na prática em uma escola que teve a iniciativa que olhar pelos surdos:

Espero realmente que este post. tenha sido agradável e útil a vocês, leitores.
Que Deus os abençoe em nome de Jesus!
Lorena L.

Referências:
Canal de Alessandra. Acesso em 11/05/2012 às 15:00hs.
<http://www.youtube.com/user/alessandrafklein?feature=watch>
Planalto. Acesso em 11/05/2012 às 16:40hs.
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm>

Link relacionado: http://lorenalops.blogspot.com.br/2011/04/libras-por-que-nao.html


Um comentário:

  1. Olá, meu nome é Daieli Althaus, sou Professora da Educação Especial e atualmente trabalho no Colégio de Aplicação - UFSC de Florianópolis.
    Estou concluindo o curso de Especialização em Educação de Surdos pelo IFSC-Palhoça e minha pesquisa é sobre a Atuação do Professor de Libras na Educação Infantil. Preciso muito encontrar Professores de Libras que atuam ou já atuaram com ensino de crianças de 0 a 6 anos. Se você já atuou nessa faixa etária ensinando Libras peço que responda um questionário muito simples e rápido. É alguns minutinhos do teu tempo que irá colaborar para que essa pesquisa seja realizada. Se você conhece algum professor me envie o contato, por gentileza. Está sendo muito difícil encontrar Professores de Libras com experiência na Educação Infantil.
    Desde já agradeço. Grande abraço.

    Segue o link do questionário

    http://goo.gl/forms/6zAnMpzyBC

    ResponderExcluir

Olá amigo leitor,
Muito obrigada por acessar o Blog,espero que tenha te acrescentado algo de bom.
Deus te abençoe!
Obs: Ao comentar identifique-se com seu NOME!