quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Os fatos

Boa tarde a todos!

Crítica?
Implicância?
Inveja?
Intolerância?
Não....nada disso!

O que me leva a escrever hoje são as injustiças deste mundo, que não são fatos isolados ou que ocorrem por deslizes ou por falta de atenção. Não! Ocorrem todos os dias, e posso afirmar que, no mínimo, ocorrem desde o ano em que eu nasci...quanto aos anos em que eu não estava aqui, não pretendo julgar por adivinhação ou raiva mesmo.

Há muitos fatos que podem ser facilmente questionados, mas que simplesmente, ninguém o faz e se alguém perguntar, ainda diz concordar com o que estaria "errado".
Como pode isso?

Eu sei a resposta, é porque raras são as pessoas que saem da zona de conforto para questionar algo, medidas que vem sendo aplicadas diariamente à anos e que, já atrapalharam muita gente e o que é mais inacreditável, já ajudaram muita 'gente'.....

Estou falando dos processos de seleção por provas objetivas de multipla escolha, que sempre parecem ter falhas...muitas falhas. Pra começar no método de avaliação...como pode alguém provar alguma coisa com a ação de marcar "x". Só o testemunho de milhares de pessoas que dizem por aí que, se quer  estudaram para tais provas e conseguiram sucesso sendo aprovadas...- o detalhe é que muitas delas confessam que não esperavam tal aprovação por saberem que 'chutaram' absolutamente tudo-  já são confirmações de que o método não é tão eficiente como deveria.

O pior é que esse método é adotado para os melhores cargos em empresas, em faculdades, que são a porta de entrada para um futuro, de fato, qualificado.... e diversos outros setores.
Sabem porque eu questiono esse método de medir conhecimento?
Porque é muito claro que existem pessoas que 'morrem' de estudar, investem dinheiro, tempo e dedicação na busca e aquisição do máximo de conhecimento possível e, no final das contas, sao REprovadas. Isso tem lógica para vocês???

Se o indivíduo é super estudioso, não é de se esperar que ele seja o aprovado??
O que acontece é que tem uns seres por aí que marcam 'x' nas respostas certas, na base do "chute" e são os 'vencedores' da corrida do conhecimento, sem ter esse conhecimento.
Alcançar o sucesso na base da 'sorte' não é nem um pouco justo!

Agora pensem: quem corrige essas provas super justas? computadores...máquinas, que não conhecem os candidatos, não sebem seus currículos, o que fizeram durante, no mínimo, 12 anos escolares, se eram alunos brilhantes, responsáveis, ou se eram aqueles que só atormentavam.

Tenho motivos suficientes para pensar e escrever que um processo seletivo justo teria que conhecer a vida escolar toda dos candidatos e também, como eles se comunicam ( porque isso é importantíssimo..).

Será que um dia os fatos mudam?
Será que um dia a educação, desde a infância, será realmente procurada e valorizada?

O Senhor mesmo nos instrue sobre o caráter humano:
"Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. Provérbios 22:6
Assim diz o SENHOR, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o SENHOR teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar.Isaías 48:17
Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos.Salmos 32:8"

Como vemos, a educação tem que ser encontrada no homem desde a infância, em relação a todas as áreas de conhecimentos necessários durante a vida. Os que recebem essa educação, tem mais chances de ter carater a todo tempo.  

Um comentário:

  1. Olá,

    Sem dúvida, a formação deve começar no berço. Se a base for boa, ou seja, se o alicerce for bom, só não tem um bom futuro nas mais diversas áreas da vida, a pessoa que ñ souber aproveitar a oportunidade.

    Jesus a abençoe!

    Pedro

    ResponderExcluir

Olá amigo leitor,
Muito obrigada por acessar o Blog,espero que tenha te acrescentado algo de bom.
Deus te abençoe!
Obs: Ao comentar identifique-se com seu NOME!