terça-feira, 12 de julho de 2011

Reconhecimento

Boa tarde!
Hoje vou escrever sobre um assunto que tenho observado na sociedade atual, o tema é aparente nas relações humanas e creio que não está de acordo com os princípios de Deus para seus filhos. Portanto, o tema é a falta ou perda dos princípios básicos.
Quais seriam os princípios básicos?
Pra mim são os valores e características comuns a todos e que são essenciais nas relações humanas, pois as tornam coerentes e agradáveis. Para entender melhor, prefiro separar por partes, como se fosse ilustrações.

1°. Reconhecendo limites
Limites são importantes para evitar conflitos e mau entendidos, e é aí mesmo que começam as perdas de princípios. A sociedade não gosta de se submeter a regras e comandos, por isso ocorrem os mau entendidos, é a falta de limites no dia a dia. Onde vejo isso? É simples, pra começar dentro de casa, os jovens principalmente, costumam reconhecer como autoridade sobre eles somente os pais, qualquer pessoa além disso, está “invadindo seu espaço”, desrespeitando sua vida. Bom, os pais são autoridades de perto, assim fica difícil não reconhecer, mas e os pastores, professores, chefes....também são autoridades, pois tem responsabilidades sobre nossas vidas.
E os governantes, que estão longe, por isso não os vemos, não mantemos contato próximo? Também são autoridades, e lembrando, quem deu a autoridade para eles foram os eleitores...todas as medidas do governo refletem e influenciam direta ou indiretamente em nossas vida. Então, os governantes são autoridades de longe. Além destas autoridades, existe a autoridade de Deus, que é de perto e de longe. Não o vemos, mas devemos reconhece-lo e mais que isso, obedece-lo.

2°. Reconhecendo relacionamentos
Relacionamento é definido como: Amizade, relação, confronto, ligação, aproximação. Ou seja, é o contato que temos com alguém, seja de cliente e vendedor; funcionário e chefe; alunos e professores; pais e filhos, amigos...nem sempre se refere a relacionamento amoroso, esse é só um deles, mas também julgo ser comum ao ser humano, porém, ele não deve ser a base de tudo e é nesse ponto que está o “problema”, a falta de visão e de reconhecimento.
Reconhecer os relacionamentos é importante, pois sem esse entendimento é bem provável que amizades sejam afetadas, tornado superficiais, assim como o “clima” no ambiente de trabalho, por exemplo, pode se tornar desagradável. Na prática, estou dizendo sobre a falta de princípios básicos como o amor ao próximo, a amizade, o carinho e preocupação com o outro, mas tudo isso sem segundas intenções. Hoje está muito comum a falta desses conceitos.
Vocês já repararam que conversar muito com uma pessoa do sexo oposto, significa que existe um interesse em namoro ou como o mundo faz “ficar”? Mas, seria muito mais simples pensar apenas que ambos tem princípios, interesses e conhecimentos em comum, o que seria “afinidade”, o que os levam a ter uma amizade.
Um abraço significa algo além? Como as pessoas exageram, claro que não. Porque abraçar alguém não significa carinho entre amigos? Poxa....quando ambos são realmente amigos, abraço transmite conforto, agradecimento, saudade e trás um sentimento bom e, não vejo isso como algo além do normal.
Por isso galera, tentem “reconhecer seus relacionamentos” para não destruírem amizades. Talvez você goste de conversar com determinada pessoa e nunca passou em sua mente “namorar” com esta, mas todos dizem ou especulam essa segunda intenção pra vocês, não se deixe enganar, não acabe com a amizade. Ou talvez você tem um amigo que se preocupa com você, que te liga pra saber se está tudo bem, ou para compartilhar algo importante pra ele, uma vitória, um acerto...não confunda, essa pessoa pode apenas gostar do seu conteúdo, seus conceitos, seu jeito de ser, de viver a vida, de usar seu tempo e não estar interessada em “namoro” ou algo do tipo.
Por que amizades não são reconhecidas?
Sinceramente gostaria que as pessoas parassem de perder os princípios básicos da vida, os essenciais para manter bons e duradouros relacionamentos e, passassem a reconhecer os relacionamentos, o sentido de cada um deles e o porque de mantê-los. Os princípios a que me refiro não são coisas difíceis de ter ou de transparecer, como morrer por alguém, não, não é isso que espero ver na sociedade, é algo bem mais simples, como se preocupar com o próximo, saber se ele está bem, se precisa conversar, é saber compartilhar as conquistas, é poder ter um amigo confiável e que não vai te interpretar errado. Gente, ao invés de perderem os princípios essenciais, passem a cultivá-los, e isso inclui usá-los, ter esse princípios faz toda a diferença.

Sabem porque escrevi sobre esse assunto?
Porque creio que possuo os princípios simples e essenciais e sei reconhecer meus relacionamentos, valorizo as amizades, a preocupação com o próximo, acho relevante manter amizades por longo tempo, amizades ajudam a crescer como pessoa, mas percebo que hoje, a sociedade em geral tem dificuldade em manter amizades e isso é a falta do reconhecimento dos relacionamentos.

Mas onde buscá-los?
Em Deus, Ele é quem nos enche desses princípios essenciais e ele mesmo diz que “o amor de muitos esfriaria”, mas você pode escolher por ter esse amor que vem de Deus.

Deus os abençoe e os ajudem a reconhecer os relacionamentos e a buscar pelos princípios essenciais.
Até o próximo post.
Lorena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá amigo leitor,
Muito obrigada por acessar o Blog,espero que tenha te acrescentado algo de bom.
Deus te abençoe!
Obs: Ao comentar identifique-se com seu NOME!